09/06/2011

Pé de criança !!!

O tempo vai-se escoando, mas esse escoamento passou a ser muito relativo, tenho os dias muito preenchidos, deliciosamente preenchidos… Caminho pé ante pé como uma criança, procurando não pisar vidros, nem espinhos.
Com uma sensação de liberdade e tranquilidade vou observando tudo o que me rodeia, as cores estão mais vivas, os espaços estão mais alargados, as pessoas estão mais simpáticas e o pôr-do-sol é sempre diferente…

Às Minhas Crianças !



São lindas e me encantam!
De onde surgiram esses seres?
São dádivas de Deus,
que trouxeram à minha vida
muito maior vigor
e por isso dirijo-me a Ele
com muito mais fervor.
São segredos de uma grande fé
que me fortalece e abastece,
por serem fortes e saudáveis,
estarem sempre por perto
e me fazem usufruir
deste mistério indecifrável:
a vida, que hoje mais doce e frágil,
e ao mesmo tempo forte e intensa
quando preciso acudi-las.
Seus sorrisos são como canto sublime
que escuto ao luar perfumando-me
todas as manhãs.
Ah! Filhos, netos, ajudam a desvendar
o amor, a fé, a força e a glória
e ajudam escrever minha história !!!

05/06/2011

Crianças em áreas urbanas pobres têm dobro de probabilidade de morrer

Crianças das áreas urbanas mais pobres têm o dobro de probabilidade de morrer antes de completar 5 anos, se comparadas às crianças que vivem em regiões ricas das cidades. A conclusão é de um estudo elaborado pela agência das Nações Unidas para a habitação (UN-Habitat) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
As informações são da BBC Brasil. No Brasil, a taxa geral de mortalidade antes dos 5 anos é de 20 a cada mil nascimentos. Nas Américas, essa taxa em áreas urbanas ricas é cerca de 30 e quase dobra nas áreas urbanas mais pobres. Na África, pode chegar próximo de 140 nas áreas urbanas empobrecidas.“Olhando para além dos efervescentes centros de consumo e edifícios, as cidades do mundo hoje contêm cidades escondidas, onde pessoas sofrem desproporcionalmente com más condições de saúde. Nenhuma cidade está imune a esse problema”

Faça uma criança sorrir !!!

Traga um sorriso às nossas crianças...!!!

O que estão fazendo com nossas crianças?


Há alguns dias assisti à matéria, sobre prisões de crianças pelo mundo. É revoltante. É revoltante a forma como o poder público lida com nossas crianças. São tratadas como animais, são treinadas para tornarem-se verdadeiros monstros sociais. A prisão de menor é proibida por lei. Mas, mandados para reformatórios, acabam em prisões tão cruéis quanto aquelas para as quais são encaminhados adultos criminosos.
Será que ninguém enxerga isso? É mesmo mais fácil tapar os olhos, ignorar o que acontece à nossa volta. Mas, esquecem-se nossos governantes, que ali está o futuro. Que aquelas crianças serão resultado do que estamos fazendo com elas hoje. A vulnerabilidade dos pequenos é protegida por lei. O Estatuto da Criança e do Adolescente reconhece esta vulnerabilidade. O problema é que as leis acabam transformando-se em verdadeiras piadas.

 
Ontem, em uma propaganda na televisão, li uma frase interessante. Dizia que em um mundo de honestos a lei é desnecessária, e em um mundo de corruptos a lei é inútil. Isso reflete bem a nossa sociedade. Tenho me indignado muito nos últimos tempos. É revoltante assistir aos casos de violência contra a mulher, contra a criança, contra o idoso. É revoltante como são tratadas estas pessoas. São seres humanos, mas cadê o respeito?

Nossas Crianças !!!

Tem sido triste a realidade de cada uma das nossas crianças.
Pais separados, alcoólatras, drogados.
Crianças que não comem ou que comem pouco; crianças maltratadas pela vida ou pelas circunstâncias.
Muitas dessas crianças fazem do café da manhã seu alimento mais nutritivo ou em muitos casos, chega a ser o único alimento recebido no dia.
Crianças chegam sujas, cheirando muito mal, sem nenhuma condição de higiene.
Fazemos alguma coisa mas, ainda é muito pouco diante de real necessidade de cada uma delas.
Muitos pais nunca entram em contato para saberem onde seus filhos estão; não os acompanham.
Embora tenhamos muitas lutas, temos visto a mão de deus agindo em nosso favor: crianças que eram rebeldes demais, tímidas demais, problemáticas demais estão vivendo seu tempo de "virada".
Hoje, são oradores das salas de aula, são representantes de turmas. Falam com propriedade da Palavra que muda vidas.
Muitas delas já nasceram de novo, através do batismo e experimentam uma vida com Jesus.
A nossa oração tem sido par que Deus nos fortaleça a cada dia mais; que Ele nos ajude a fazer o melhor por essas crianças.
Que cada semsente de esforço semeada neste reino possa produzir frutos que permaneçam.
Um dia, eu sei, veremos grandes evangelistas, pregadores, missionários cheios do poder de Deus e aí, como diz a Palavra, veremos que nosso trabalho recebeu sua recompensa.
Você pode ajudar. Ore por cada criança. Faça alguma coisa. Se esforce!

PRA QUE SERVE UMA CRIANÇA?

Pra que serve uma criança? Rica ou pobre, não importa, muito gorda ou bem magrinha, menininho ou meninota?

Para que serve uma criança, que utilidade tem, a que tira nota baixa ou a que só ganha cem?
Criança não é coisa, objeto a ser usado, nem é um animalzinho que precisa ser domado. Criança serve para amar, pra amar e ser amada. Não serve pra levar bronca e muito menos palmada.
Precisa ser conduzida e estimulada a pensar que, para ser respeitada, tem de também respeitar.
Criança não é enfeite, boneco ou marionete. Pra mostrar a sua força, muitas vezes pinta o sete.
Se tratada com carinho, com o respeito que merece, entra logo no caminho e no caminho ela cresce. Deixa de ser respondona e mentiras não inventa. Pode errar uma lição, mas acertar ela tenta.
Criança serve na vida, qualquer que seja a idade, pra ensinar que, neste mundo, só amor é liberdade. E que, sendo bem-amada, sabe mostrar afeição a quem diz sim, com carinho, e, com doçura, diz não.

O Brincar na perspectiva Psicossocial!!

O brincar é um direito de toda criança, seja ela pobre ou rica, negra ou branca, não importando a condição social ou a etnia. O Brincar faz parte da natureza não só do homem, mas também dos animais, sem requerer tempo determinado para começar e ter fim. Sendo assim, a infância não é a única privilegiada das benesses que este fenômeno promove.

O brincar na perspectiva psicossocial tem auxiliado as crianças em seu processo de desenvolvimento integral. Para tanto, precisa-se primeiramente reconhecer o papel do brinquedo na ação do brincar no enfoque psicossocial e também, compreender a ação pedagógica do professor sobre o brincar dentro desta perspectiva.

ABUSO SEXUAL

Se você acha um absurdo que hoje tem muitas crianças sendo sexualmente abusadas no nosso queridos Brasileirinhos, você vai se assustar quando souber dos números abaixo.

Os casos de estupro de menores na Índia é muitíssimo grande, 53% das crianças indianas já foram violentadas!. É um número muito grande! isso quer dizer que ser criança indiana é praticamente estar obrigada a carregar este trauma por resto de sua vida!

Imagina o que é uma pessoa nojenta, te obrigando a fazer sexo com ela, sendo que, muitas vezes a criança deve ser virgem! E os meninos não estão fora deste número, eles estão totalmente sujeitos a serem estuprados.

O pior disso, é saber que nunca esses casos chegam à mídia, pois o governo indiano prefere negar que esse tipo de coisa ocorre lá. Eles prefere 'abafar o caso' e deixar tudo de lado. E na maioria das vezes, esse tipo de caso ocorre dentro da própria família por pessoas consideradas como 'de confiança' e essas pessoas não recebem punição.

Quando as mulheres são abusadas, geralmente, o estuprador alega que a vítima o seduziu, e isso é levado a sério! Eles preferem 'acreditar' no que os homens dizem e não os punir pelo crime, isso siguinifica que a maioria dos casos de estupros na Índia não tem punição, prisão, nem algo parececido.

Trabalho Infantil.................

As pessoas pobres têm filhos para que eles trabalhem e tenham uma renda maior. Crianças de 7 anos , já trabalham para ajudar os pais.
 Muitas vezes eles colocam as crianças para pedir esmolas, mas como nem tudo são flores,não é só assim que elas trabalham. As crianças pobres, mesmo já casadas ou comprometidas, têem que trabalhar duro.

Os trabalhos são os seguintes:
- Carregamento de blocos, terra, areia.
- Quebrar pedras
- Trabalham em mineralção
- Meninas trabalham desde cedo como empregadas domésticas, cuidam de outras crianças
- Em áreas rurais ; cuidam de animais, pegam água no riacho, plantam, semeiam
- Nas cidades, trabalham em construção civil, trocam pneus, lavam carros, etc...


As pessoas que contratam essas crianças, geralmente, não têem pena deles. O trabalho infantil é permitido na Índia apenas a partir dos 14 anos, mas, mesmo assim, as pessoas que querem contratar as crianças, dizem ao governo que crianças com muito menos de 14 anos possuem essa idade, sendo que elas não aparentam isso.

Muitas dessas crianças que trabalham, ficam longe de suas famílias, apenas trablhando para TENTAR ganhar dinheiro, pois não é sempre que eles recebem. Eles recebem muito pouco uma taxa, muito baixa a cada muitos quilos de blocos( não sei os valores exatos, vi numa reportagem, e n lembro), por exemplo.

Além de tudo isso, tem patrões que pagam pouco às crianças alegando que elas produzem muito pouco! Sendo que elas trabalham de 7 horas da manhã e só param à meia-noite!

QUE PAÍS É ESSE !!!!

Mortalidade entre crianças pobres urbanas chega ao dobro das crianças ricas, diz estudo

Estudo revela que crianças de famílias pobres morrem mais que os de família rica nas cidades. Embora o Brasil tenha se desenvolvido muito no combate à mortalidade infantil, ainda é pouco! Ou será que tem gente que pensa que as pessoas podem buscar a felicidade depois dessas constatações??? 
Que Deus nos ajude!!!

O Brasil ......




Observando diariamente tanta pobreza no país que não a miseira é impossível não parar para refletir sobre o que é ser pobre. Às vezes penso que o que é pobreza para os países mais desenvolvidos, é normal para países como Quênia. Acreditem: eles são felizes. Pra mim é triste, pois ali não tive acesso a quase nada do que tenho e tive durante minha vida toda, mas me pergunto: “Será que se eu nunca tivesse tido o que tive até hoje sentiria falta? Será que faria diferença pra mim, sendo que eu nem saberia que existe?”. Acho que não. Acho que só ficamos alarmados porque nossos valores são outros. Acredito que só se sente falta daquilo que se conhece. Teve um momento onde estávamos no meio de um lugar horrível, sujo, com pessoas maltrapilhas e muito muito lixo espalhado pelas ruas, mas todas pessoas ali (exceto nós) estavam rindo, conversando, convivendo pacificamente. Então pensei: “quem tem que ter dó de quem? nós deles, somente por que eles desconhecem o nosso padrão de conforto e bem-estar ou eles de nós porque não sabemos mais dar valor à coisas que o dinheiro não pode comprar?”. Após esse pensamento senti um mal-estar estranho. Me senti arrogante por ter pena de quem não tem o que eu tenho, como se eu tivesse a certeza suprema de que o meu é melhor. Será que é? Não sei.

Rica x Pobre....?

No Brasil e foi feita a seguinte pergunta a uma criança de 12 anos que mora na rua:
- Se você fosse rica, o que você faria com o dinheiro?A criança respondeu que se fosse rica daria a todas as crianças de rua alimentos,roupas,remédios,moradias,amor e carinho.



Foi feita a mesma pergunta a uma criança de classe média alta
A criança responde que queria muitos brinquedos uma piscina em seu quarto,5 empregadas só para servi - la,muitos doces,uma mansão,Muitas roupas,anéis de ouro e brincos de diamante.

Nossas crianças têm direito à higiene e saúde

* Damos exemplo para criança, cuidado de nossa aparência e nossa higiene pessoal;
* Nossas crianças têm direito de manter seu corpo, cuidado, limpo e saudável;
* Nossas crianças aprendem a cuidar de si próprias e assumir responsabilidade em relação à sua higiene e saúde;



Nossas crianças merece creche com banheiros limpos e em bom funcionamento;


Vamos fazer isso em todas escolas e creche do nosso Brasil............!!!